Como controlar a fome emocional?

como controlar a fome emocional

Fome emocional é uma das causas de você não estar conseguindo emagrecer. Saiba como controlar.

Você já reparou que comer demasiadamente é uma forma de aliviar a sua tensão, ansiedade, estresse? Se esse é o seu caso, saiba como controlar a fome emocional resultando em alcançar um emagrecimento definitivo.

Para você alcançar a meta de emagrecer, a área emocional passa a ser uma influência muito forte tanto para o sucesso como o fracasso. Por mais que você faça dieta, exercício, e tente de todas as formas emagrecer, mas as suas emoções precisam estar equilibradas.

E como a maioria das pessoas começa por fora em vez de dentro, muitas delas não consegue vencer a comida, e sim ser vencida. No fim, o arrependimento sempre bate na mente e você logo se desanima e se entristece. Isso é muito normal de acontecer para quem está na luta de emagrecer, sem dúvida!

Assim, um ponto muito importante para destacar nesse processo de emagrecimento é o fato de reconhecer se existe ou não essa fome emocional.

É fundamental fazer uma autoanálise em identificar as causas do por que você não está conseguindo perder peso. E quase 100% das pessoas que não conseguem são justamente pelo motivo de não ter o autocontrole dessa fome emocional.

O que é a fome emocional?

É estar emocionalmente abalada por algum tipo de problema que pode ser estresse, angústia, tristeza, raiva, ansiedade e buscar na comida a sua satisfação.

A fome emocional é aquele desejo intenso de aliviar uma tensão com alimentos altamente calóricos deixando com que a comida o domine. Ela é insaciável e, com certeza, pode estar te fazendo engordar muito mais.

Por isso, ela deve ser identificada em você, tratada e combatida. Durante o período em que você se encontra fazendo uma dieta, exercício, mudando alguns hábitos, o seu autocontrole e disciplina precisam estar acompanhando o mesmo ritmo.

Se você sabe e já identificou que precisa ter o controle sobre aqueles alimentos calóricos ou se deixa levar pelos problemas buscando na comida, o seu refúgio, então, você precisa descobrir como controlar a fome emocional em sua vida.

Para isso, veja algumas dicas, técnicas para controlar a fome emocional e ter a liberdade de comer aquilo que quer, na hora que quer e quando quiser. E, mais que isso, poder dizer “não” ou “chega” quando estiver em meio a um banquete de comida gostosa ou quando estiver com algum problema emocional.

Como controlar a fome emocional?

Aqui estão algumas dicas, técnicas e sugestões para você controlar a fome emocional. Analise se você está comendo mais quando está estressada ou ansiosa, se a maneira de recompensar a sua fome emocional é a comida ou se você come para se sentir melhor. Enfim, identificar a causa é o primeiro passo!

Dicas 1: Tenha um diário da fome emocional

Você terá que anotar em um diário como foi o seu dia. Quais as horas que mais teve fome e comeu, o que a fez passar do limite de comida do dia, quais as emoções que a fizeram comer demasiadamente ou se obteve autocontrole sobre os alimentos calóricos. Seja bem sincera!

Dica 2: Busque outras alternativas para alimentar os seus sentimentos

Se a comida é a sua fuga para alimentar seus sentimentos ou mal estar gerando prazer, então, você não conseguirá perder peso, mesmo seguindo uma dieta e exercícios. Para que tenha sucesso no seu emagrecimento definitivo, é preciso controlar, primeiramente, as suas emoções.

Para isso, tente encontrar alternativas para sanar essa emoção que você está passando como correr, caminhar ao ar livre, conversar com as amigas, andar de bicicleta, dançar em frente ao espelho, tomar um chá que você goste, ler um bom livro etc.

Dica 3: Procure descansar, relaxar tendo um bom sono

Ao dormir, o seu corpo e mente entra em um processo de relaxamento, descanso, sendo  fundamental para saber lidar com as tensões do dia seguinte. Uma noite mal dormida encadeia sérios problemas em seu interior levando a comer demasiadamente.

Por isso, procure relaxar, descansar dormindo o necessário. Vá dormir cedo e, antes de deitar, sempre tome um banho.

E então? Você descobriu se está com fome emocional? Se sim, aplique essas 3 dicas para controlar a fome emocional e busque até por outras. Se suas emoções estiverem sob controle, certamente, os seus hábitos alimentares mudarão e você terá disciplina e autocontrole sobre o que come.

Esperamos que tenha sucesso e, se quiser, deixe um comentário abaixo.

Curta e compartilhe nas redes sociais com seus amigos esse post e ajude mais e mais pessoas a controlarem a fome emocional!

Dê sua opinião

commentários

Leave a Reply